#Beleza – Envelhecimento da pele, mitos e verdades

image

Olá gente, tudo bem?

Dúvida é o que não falta quando o assunto é o que faz bem e mal à saúde da pele.
Com o passar dos anos, é inevitável que a pele envelheça. Mesmo com todos os cuidados diários, mais cedo ou mais tarde será necessário a realização de  procedimentos estéticos. A dúvida, muito comum entre as mulheres e homens é, qual fazer e quando fazer.
A pessoa mais indicada para identificar  o tratamento mais adequado para você é um médico especialista. Somente ele poderá esclarecer suas dúvidas e orientá-la de qual é a melhor hora para começar.
Para que você fique por dentro do que é mito ou  verdade com relação aos cuidados tópicos com a pele do rosto, não deixe de conferir a entrevista realizada com a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira:
É verdade que todos os FPS (fator de proteção solar) acima de 15 tem o mesmo efeito de proteção solar?
Não, isso é um mito. Os FPSs acima de 15 tem sim efeito mais intenso no que diz respeito à proteção solar quando comparados aos FPS 15. Pessoas em tratamento de pele, de ácidos, que possuam pele sensível, como idosos e crianças, devem fazer uso de  FPS mais altos. Nesses casos, o protetor com FPS 15 é muito fraco para ser utilizado. Estudos indicam que o FPS 15 é seguro e indicado  para utilização diária, para proteção básica e já é o suficiente para evitar câncer de pele.
Cremes autobronzeadores causam envelhecimento da pele?
Mito. Eles promovem o bronzeamento por meio da pigmentação da camada superficial da pele. Não interferem no DNA celular, portanto não possuem  efeito cancerígeno.
Câmeras de bronzeamento podem causar envelhecimento?
Verdade. Nesse caso, elas estimulam o bronzeamento por meio da ativação da produção de melanina pelos melancólicos da pele. Produzem radiação UV que quebram e produzem mutação no DNA celular, induzindo a pigmentação anormal e manchas na pele e ainda induzem ao aparecimento do câncer de pele.
Não tirar a maquiagem diariamente pode acelerar o envelhecimento da pele?
Verdade. Os pigmentos se acumulam e obstruem os poros, fazendo com que as toxinas sejam liberadas com menos efetividade. Além disso, oxidam na superfície e os radicais livres formados também promovem o envelhecimento precoce da pele.
O tipo de pele interfere no envelhecimento?
Verdade. Alguns tipos são mais propensos ao envelhecimento,  como é o caso das peles claras e secas. As peles negras e a orientais têm menor tendência ao envelhecimento, assim como a pele oleosa, que também é mais resistente ao envelhecimento.
Usar cremes noturnos pode fazer mal à pele por não deixá-la respirar?
Depende do creme. Produtos muito gordurentos e oleosos podem, sim, obstruir os poros e devem ser evitados.
Os cremes anti-idade precisam começar a ser usados aos 25 anos?
Verdade. A partir dos 20 anos, começamos a ter um decréscimo em torno de 1% do colágeno por ano. Com 25 anos, então, teremos 5% a menos e assim sucessivamente. Os cremes para envelhecimento precoce podem ser utilizados a partir dessa idade.

Fonte:
http://www.alemdabeleza.com.br
Dermatologista Miriam Sabino de Oliveira
http://www.dramiriamsabino.com.br

wpid-logo-clin-peq19

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: