#Saúde – Doe sangue. O CNMV apoia essa causa!

Se você gosta de investir em ações solidárias e sente a incrível energia de ajudar uma pessoa que precisa, fique atento ao nosso post de hoje, pois vamos esclarecer questões sobre um assunto importante: doação de sangue. No Brasil, é possível contribuir com os bancos de sangue, doar para repor o que um conhecido perdeu durante algum tratamento, destinar uma bolsa a um paciente específico ou, ainda, realizar autotransfusão, de forma que o sangue esteja reservado para o próprio doador utilizar posteriormente.

Quem deseja doar de forma voluntária deve ir a um hemocentro com documento de identificação. Após o preenchimento de um cadastro, são realizados exames para checar fatores que podem restringir a realização do procedimento, como peso, quantidade de hemácias (anemia), pressão arterial, batimentos cardíacos, entre outros. A triagem também conta com uma entrevista para identificar possíveis antecedentes patológicos e fatores de risco.

A etapa posterior consiste na doação de sangue e na coleta de amostras para testes que identificam doenças infecciosas – importante para reduzir as chances de riscos ao receptor. Após a coleta, o sangue fica estocado até sair os resultados de todos os testes, o que definirá se a transfusão será autorizada. Em caso de doação voluntária, os receptores estão divididos em dois grupos: emergência transfusional (pacientes com hemorragias decorrentes de diferentes fatores) e não emergenciais (pessoas em tratamento, pós-operatório ou até mesmo por prevenção).

Como o sangue é um tecido renovável, pessoas com alimentação balanceada não têm prejuízos com a doação, e a reposição natural acontece em até oito semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.

Imagem

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: