#Saúde – O que é bioimpedância?

Emagrecer e ganhar massa magra com saúde!

Quando o consumo de calorias excede o que nós gastamos de energia diariamente,  o corpo humano se torna obeso.  Todos nós precisamos de gordura no corpo, mas em excesso ela pode causar várias complicações à saúde. Muito além de uma questão estética, um balanço entre as porcentagens de gordura, massa sem gordura e água corporal é fundamental para uma boa saúde e bem estar. Neste sentido, a análise de bioimpedância é um método seguro que auxilia o controle e gerenciamento da composição corporal humana.

O que significa Bioimpedância?

O corpo humano, assim como tudo o que é vivo,  possui uma resistência natural a passagem de  corrente elétrica pelos tecidos vivos, a chamada bioimpedância  ou bioresistência, ou seja quanto o corpo tende a se opor a passagem da corrente elétrica. Por exemplo os músculos e água corporal possuem baixa resistência elétrica, a corrente “flui” melhor, já a gordura possui alta resistencia elétrica.  Um dos modelos mais usados divide o corpo em macro-compartimentos de massa gorda, massa sem gordura e água corporal total. Atualmente, a análise de bioimpedância com equipamentos profissionais é mundialmente aceita como ferramenta de análise e gerenciamento da composição corporal humana, condição de saúde e metas para fitness.

Como funciona o exame de Bioimpedância?

Através de um equipamento eletrônico uma corrente elétrica alternada segura (imperceptível ao ser humano) passa pelo corpo, geralmente entre braço e perna do mesmo lado da pessoa, e são medidos os valores da bioimpedância. Estes valores assim como altura, peso, idade, sexo e nível de atividade física diária são variáveis de entrada para o cálculo da composição corporal,  taxa metabólica basal,  assim como uma estimativa do gasto diário de energia do indivíduo.

O que os resultados da Bioimpedância significam?

Gordura: a gordura representa a energia armazenada no corpo. Todos precisam de gordura no corpo, mas é importante não exceder um limite saudável. De uma maneira geral as mulheres possuem maior porcentagem de gordura distribuida pelo corpo do que os homens.

Massa Sem Gordura (MSG): este valor é, literalmente, o que restaria se toda a gordura corporal fosse removida, muitas vezes também chamada de Massa Magra do corpo (MM). Esta massa contém os músculos, os ossos e a água corporal.

Água Corporal Total (ACT): literalmente, a soma total da água no copo. Desde de que a gordura tem essencialmente 0% de água, a ACT está inteiramente contida dentro da MSG. A hidratação, de uma forma geral, é um importante marcador de saúde.

Massa Magra Seca (MMS): MMS é aquilo que restaria se 100% da água fosse extraída da massa sem gordura (MSG).

Água Intra-Celular (AIC):  esta é a porção da Água Corporal Total que está localizada dentro das células do corpo. A hidratação intra-celular é um importante indicador de saúde.

Água Extra-Celular (AEC): esta é a porção da Água Corporal Total que está localizada fora das células do corpo. Exemplos onde é encontrado AEC incluem, mas não são limitados a: plasma sanguíneo, fluido espinhal, fluidos das juntas, um edema.

Peso Ideal:  ou peso desejado, pode vir de uma decisão entre o paciente e o profissional da área de saúde, ou pode ser apontado automaticamente pelo software de composição corporal, que a partir dos dados de entrada e um conjunto de equações matemáticas para este fim, calcula um peso ideal.

Índice de Massa Corporal (IMC): O  IMC de uma pessoa é igual ao seu peso em quilogramas dividido por sua altura em metros elevado ao quadrado. O IMC é normalmente usado como um indicador para a magresa, sobrepeso e obesidade. Contudo é  importante notar que alguém com “sobrepeso” pode não necesariamente estar com “excesso de gordura”. Uma pessoa sedentária, consumidora de calorias em excesso pesando 80Kg e medindo 1,70m e outra pessoa fisiculturista pesando 80Kg e medindo 1,70m terão exatamente o mesmo IMC.  São casos como este que demonstram a importância da avaliação da composição corporal através da análise de bioimpedância!

Taxa Metabólica Basal (TMB):  a Taxa Metabólica Basal representa o número de calorias que uma pessoa irá usar por dia, pelo simples fato de estar viva, sem praticar nenhum exercício físico e sem ingerir nada.

Gasto Diário de Energia (GDE): de uma maneira geral as pessoas não ficam deitadas o dia inteiro em uma cama, fazendo nada além de respirar. Para se estimar quantas calorias uma pessoa na verdade queima em um dia (GDE), é feito um cálculo (a partir do software de composição corporal) utilizando-se  a Taxa Metabolica Basal (TMB) mais a energia gasta de acordo com o seu “nível de atividade física diária”.

A análise do percentual de gordura de acordo com o American Council on Exercise:

Descrição Mulheres Homens
Gordura essencial 10–13% 2–5%
Atleta 14–20% 6–13%
Fitness 21–24% 14–17%
Média/Normal 25–31% 18–24%
Obeso 32%+ 25%+

Com uma simples mudança do estilo de vida você pode alcançar o seu objetivo de saúde e estética de maneira saudável. Conforme os resultados positivos da análise de bioimpedância aparecem, você se empolga cada vez mais em seguir o seu estilo de vida novo, e isso que eu almejo e espero alcançar junto com vocês!

Um beijo, e até a próxima.

wpid-logo-clin-peq19

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: