#Saúde – 1 mês sem o cigarro!

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Olá meninas tudo bem?

Hoje estou comemorando uma data muito boa em minha vida, 1 mês sem o cigarro, quem não fuma pode até estranhar tanta pompa, mas só quem fuma sabe realmente como é difícil parar de fumar, principalmente quando se fuma a muito tempo como eu que já fumava quase a 10 anos.

No começo eu fumava cigarro de sabor de menta, cigarro preto, de canela, de cereja, fumava por que achava bonito, gostava do gosto era ‘descolado’ naquela época, é impressionante como a industria de cigarros fazem de tudo para atrair jovens para esse vicio.

Eu parei dia 28 de Setembro de 2013, com isso deixei de fumar 521 cigarros e economizei R$ 149,99.

Spectrum♡ | via Tumblr

Adorava fumar, minhas amigas todas fumam e era uma delícia sentar em um café e fumar um cigarrinho. Mas todos nós estamos cansados de saber que cigarro mata, faz muito mau e não traz nenhum benefício para a nossa vida!

Durante a gestação no ano passado eu parei tranquilamente, o cigarro me enjoava muito então foi muito fácil naquela época, mas agora era uma situação completamente diferente, eu comecei a fumar novamente quando estava sofrendo o surto psicológico e naquele momento quando fui internada praticamente todos os pacientes daquele lugar fumavam, logo foi automático.

 

Na segunda vez o tabagismo me afetou de tal forma que dobrei o vicio, comecei a fumar praticamente quase um maço por dia, ficava sem comer e fumava o tempo todo, admito que parar foi muito difícil mas muito difícil mesmo, no começo ficava nervosa, chorosa, me sentia muito mal, me faltava o cigarro como um ente querido, meu único companheiro nas tardes vazias de depressão natural que eu me sentisse daquele jeito, tive 2 recaídas e fumei 2 cigarros, apenas 2 que me fizeram sentir pior ainda, então definitivamente larguei.

No começo a vontade de comer doce era fulminante, o tempo todo sentia vontade, ficava nervosa estressada, tudo me irritava, nesse período a depressão quase me pegou novamente, mas fui forte e lembrei o porque estava parando de fumar (minha cirurgia) então firmemente continuei, comprei Trident aquele chiclete sem açúcar para os momentos mais críticos.

† Diário De Uma Gótica † | via Tumblr

Outro medo era de engordar… É super comum uma pessoa parar de fumar e “trocar” o vício por uma outra coisa, e a ansiedade faz com que a pessoa corra para chocolates, frituras e comidas em geral… Então vou dar algumas dicas de como evitar isso:

Um dos receios mais comuns ao deixar de fumar é o ganho de peso. Embora seja verdade que muitos indivíduos chegam a ganhar peso, outros estudos mostram que a grande maioria dos indivíduos volta ao seu peso inicial nos doze meses seguintes após abandono deste hábito.

O aumento de peso após parar de fumar ocorre em parte pela diminuição da taxa metabólica basal, quando a nicotina desaparece, uma vez que esta, tal como a cafeína, tem a capacidade de aumentar a taxa metabólica há uma diminuição em torno de 6% do metabolismo, sem considerar sua ação na diminuição do apetite. O tabaco e a nicotina podem ter outros efeitos fisiológicos que afetam o comportamento e os mecanismos sensoriais e conseqüentemente afetam a ingestão alimentar e o aumento do apetite.

Para quem planeja deixar de fumar, mas está preocupada com o risco de aumentar o peso a chave do problema está em equilibrar o balanço energético, ou seja, balancear o consumo e gasto de calorias.

  1. Faça um diário alimentar 5 dias antes de deixar de fumar.
  2. Continue a fazer o diário após deixar de fumar. Compare com o que comia antes e identifique os tempos em que come mais e o tipo de alimentos ingeridos.
  3. Aprenda a ultrapassar os momentos mais difíceis e faça lanches de baixo valor calórico. De acordo com especialista a vontade de voltar a fumar dura no máximo 5 minutos.
  4. Dê um fim às guloseimas como: doce, biscoito recheado, chocolate e pacotes de salgadinho – para não devorá-las em um ataque compulsivo. Aposte em biscoitos com fibra em pacotes individuais, frutas secas como damasco e ameixa, além de pipoca de canjica salgada. O crec-crec desses petiscos ajuda a aliviar a ansiedade e não são tão calóricos.
  5. Tenha sempre a mão alimentos saudáveis para beliscar: morango, mirtilos, jabuticaba e amora; frutas cortadas em cubinhos (pera, maçã, melão), hortaliças cortadas no formato de palito (pepino, cenoura, nabo, erva-doce fresca, rabanete e tomate). Deixe em potes na geladeira já pronto.
  6. Faça refeições a cada 3 horas para evitar “ataques de fome e compulsão”.
  7. Mantenha-se ativo. Exercício queima calorias e ajuda a controlar o peso, além de liberar substâncias que trazem bem-estar, reduzindo a vontade de acender um cigarro.
  8. Inclua ovo, frango, peixe e carnes magras no almoço e jantar; shake proteico, queijo fundido light (tipo Polenguinho) e fatias de peito de peru no lanche. As proteínas aceleram o metabolismo, dão mais saciedade e reduzem o comer compulsivo.
  9. Evite o cafezinho. Alguns alimentos “convidam” a fumar, portanto é melhor tirá-los da mesa nas primeiras semanas: carnes, bebidas alcoólicas (cerveja, vinho) e principalmente o café.
  10. Capriche na hidratação. A hidratação ajuda a desintoxicar o organismo, já que a nicotina é liberada pela urina. Beba água a cada hora e sempre que vier a ter vontade de fumar.
  11. Tenha sempre na bolsa ou na gaveta do escritório algo passível de ser mordiscado: bala e chiclete diet, canela em pau, lasquinhas de gengibre, cravo, anis-estrelado.

Como parar de fumar e não engordar

Por enquanto tenho controlado meu peso com ajuda da nutricionista, tenho feito uma reeducação  alimentar, e tenho procurado me distrair para que eu não pense no cigarro e logo não me de vontade, ultimamente não tenho nem mais lembrado do cigarro, então espero que dessa vez seja definitivo e que eu não volte um dia a fumar novamente.

E vocês meninas? Alguém fuma ou já fumou?

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