#Comportamento – O Temido TCC ( Trabalho de conclusão de curso)

O trabalho escrito deve ser entregue pelo aluno em tempo hábil, sob pena de ser reprovado, isso amedronta maioria dos estudantes.

Olá meninas tudo bem?

Vai chegando o fim do ano e a nossa Time Line de amigos no Facebook vai enchendo de “chorões do TCC” sim, definidos por aquela galera que está preste a terminar a faculdade e esta se descabelando por causa do temido trabalho de conclusão do curso, ou com maioria conhece TCC.

Este trabalho é acadêmico e de caráter obrigatório, um instrumento de avaliação final do curso superior. É elaborado em forma de dissertação, visando a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.

Em geral, a aprovação do TCC é um critério para o aluno obter o diploma do curso de graduação. O “Trabalho de Conclusão de Curso” também é requesito obrigatório para outros cursos que não sejam de gradução, como, por exemplo, cursos de pós-graduação, MBA, cursos técnicos, entre outros.

A elaboração do TCC varia de acordo com a instituição e com o curso. Em geral, é um trabalho individualmente e no último ano do curso. Também pode ser feito em dupla ou em grupo. Em qualquer um dos casos, sempre deverão ser seguidas as orientações de um professor responsável.

Para iniciar o TCC o aluno deve ter um tema para o trabalho, que deverá ser escolhido com base em determinados critérios que incluem: afinidade com o tema; relevância para a comunidade científica e para a sociedade; existência de bibliografia suficiente; inovação, resposta a uma questão / dúvida que ainda persiste.

A estrutura do TCC deve apresentar detalhes específicos para introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão. Segue ainda rigorosas normas para a citação das fontes bibliográficas que foram consultadas para a fundamentação teórica do texto. No Brasil, o estudante deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O trabalho escrito deve ser entregue pelo aluno em tempo hábil, sob pena de ser reprovado. A avaliação do TCC escrito é feita por uma Banca Examinadora, composta por professores que assistem e avaliam também a apresentação oral e os argumentos usados pelo aluno às questões colocadas. A comprovação de plágio (cópia) é considerada fraude.

Resultado de imagem para tcc tumblr

Sim é complicado é de arrancar os cabelos, eu sei exatamente como é, é uma faze estressante, porém quando passa é estremante recompensadora e gratificante!

Se você esta passando por esse este momento, CALMA!

Eu vou te mostrar uma lista super bacana que eu encontrei no site da Universidade que eu me formei e vai te ajudar muito na hora de superar esse desafio. Só de ouvir a palavra, o pessoal do último ano começa a roer as unhas. Todos botam uma pilha enorme sobre os estudantes em relação a esse assunto!

Mas, se você seguir algumas orientações básicas, o TCC não é tão complexo assim. Veja só:

1. Defina bem o seu tema
Reflita bastante sobre o tema do seu TCC. Para facilitar, tenha em mente qual matéria você mais curtiu na faculdade e com qual campo da sua profissão você tem mais afinidade. Dica essencial: converse bastante com seus professores a respeito.
2. Seja seletivo na escolha do grupo
Amizade conta, sim, mas também procure escolher quem tem um estilo de estudo e trabalho parecido com o seu. Isso se você quiser ou precisar fazer em grupo, claro. Algumas pessoas se viram melhor sozinhas, naturalmente, ou escolhem um tema que não atrai o interesse dos colegas.

3. Seja seletivo na escolha do orientador
O orientador é tão importante quanto o grupo para um TCC bem sucedido. Ele conduz os orientandos com dicas essenciais de bibliografia, fonte, regra e estilo. Às vezes, ele vira até conselheiro emocional, para resolver inseguranças e estresses entre membros! Por isso, é preciso que o professor entenda muito do assunto e tenha um bom relacionamento com você.

4. Organize o tempo
Um TCC bem planejado é (quase) garantia de um último ano sem estresse acadêmico. Considere o tempo disponível e crie um cronograma com folga, dispondo nele as tarefas necessárias para realizar o trabalho e estipulando prazos para si mesmo.

5. Não se compare aos outros
Todos os TCCs são diferentes um do outro e exigem cronogramas de atividades diferentes. Ficar se comparando a outros não ajuda em nada. Até porque, afinal, nem sempre o aluno mais rápido realiza um trabalho melhor. Procure seguir o seu próprio ritmo, com responsabilidade!

6. Cuidado com o plágio
Colar um trecho inteiro da Wikipédia ou copiar um trabalho pronto da internet irá lhe render uma reprovação na certa. Os professores estão ligados e fazem buscas aleatórias na internet com trechos suspeitos do seu TCC para buscar plagiadores.

7. Deixe tempo suficiente para revisão
Não se esqueça de separar ao menos um mês para revisar o seu trabalho e evitar que erros passem. Dê para colegas e professores olharem. E conforme-se: nem tudo que você escrever ou produzir irá para a versão final do TCC. Repita o mantra: concisão e coesão.

8. Controle o emocional
O TCC é uma época estressante, mas não deixe que as emoções transbordem e prejudiquem o seu desempenho. Parece que é o último ano é o fim do mundo, mas na verdade é só uma fase passageira – como tudo na vida, né? 😉

9. Prepare uma boa apresentação
Uma boa apresentação de TCC impressiona mesmo a banca. Prepare e ensaie o que você irá falar, até que fique bem seguro de si.

10. Faça bonito!
o TCC é uma grande oportunidade para fazer o que você gosta. O tema do seu trabalho pode ser a sua futura área de especialização na carreira. Além disso, é comum que o assunto TCC surja nas primeiras entrevistas de emprego depois de formado, como exemplo do que você é capaz de realizar. Por isso, dê o seu melhor!

Olha o meu grupo comemorando o 10 no TCC ai gente!

Essas são minhas amigas e companheira de TCC, nos formamos no ano de 2012, um ano difícil para mim, porem consegui superar o desafio e me formar no Curso de Gestão em Marketing com louvor.

Espero poder ter ajudado um pouco com essas dicas e contribuir para um excelente resultado no trabalho de vocês.

Beijos e até a próxima.

Fonte: Anhanguera Educacional.

wpid-logo-clin-peq191 (1)

 

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: