#Comportamento – Dia Internacional da Mulher 2015: Empoderamento das mulheres, empoderamento da humanidade.

 

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2015

“Empoderamento das mulheres, empoderamento da humanidade – imagine!”

Olá meninas, tudo bem?

Olá só que bacana essa mensagem da diretora geral da UNESCO sobre o dia da mulher:

No ano de 2015 marca o 20º aniversário da 4ª Conferência Mundial sobre as Mulheres, que culminou com a aprovação da Declaração e da Plataforma de Ação de Pequim. Em 1995, representantes dos Estados e da sociedade civil assinaram um compromisso para a igualdade de gênero, orientado pela convicção de que “o empoderamento das mulheres e sua participação plena em condições de igualdade em todas as esferas da sociedade, incluindo a participação no processo de tomada de decisão e acesso ao poder, são fundamentais para alcançar a igualdade, o desenvolvimento e a paz”. Eu estava entre os 17 mil delegados de todo o mundo que se reuniram em Pequim em 1995, e me lembro de deixar a cidade com esperança e um sentimento de realização.

Ao comemorarmos o aniversário desse evento histórico, torna-se evidente que, apesar dos avanços significativos e de muito trabalho duro, ainda existem desigualdades em vários países. 2015 é o ano para analisar os resultados e olhar para os desafios que permanecem, assim como para as possibilidades e oportunidades inexploradas. Isso é especialmente importante no momento em que os Estados elaboram uma nova agenda mundial de desenvolvimento sustentável. Ao avançarmos, nós devemos apoiar o empoderamento das mulheres como uma força transformadora para os direitos humanos, para o crescimento econômico, para a sustentabilidade – e colocar a igualdade de gênero no centro de todos os esforços de desenvolvimento.

Esses objetivos orientam todo o trabalho da UNESCO para levar adiante a sua Prioridade Global de Igualdade de Gênero, por meio de todas as suas áreas de competência – para garantir às meninas e às mulheres igualdade de acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento de competências, à ciência e à tecnologia, à informação e à comunicação. Esses objetivos fundamentam a Parceria Global da UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres, bem como as atividades apoiadas pelo Fundo Malala para o Direito das Meninas à Educação. O nosso trabalho é de parceria, por meio do sistema das Nações Unidas, de forma ainda mais estreita com a ONU Mulheres, bem como com o setor privado, o que se reflete no duradouro Programa L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência para apoiar meninas e mulheres em carreiras científicas.

2015 é um ano decisivo. Vinte anos após Pequim, ao mesmo tempo em que o mundo decide sobre uma nova agenda, nós devemos desenvolver uma nova visão que se baseie nas lições aprendidas e delineie novas ações para enfrentar os desafios, sejam novos ou remanescentes. Nesse espírito, eu clamo aos Estados-Membros da UNESCO e a todos os parceiros para unir forças, a fim de colocar o poder transformador da igualdade de gênero no centro da agenda mundial de desenvolvimento sustentável pós-2015.

Resultado de imagem para dia da mulher tumblr

Feliz dia das Mulheres, meus amores!

wpid-logo-clin-peq191 (1)

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: