#Cultura: 15 festas juninas para se jogar em São Paulo

Olá meninas, tudo bem?

Ah, Junho… Que mês mais maravilhoso para se estar vivo. No Brasil, é tempo de Festas Juninas, uma época em que todo mundo enfrenta o friozinho só para curtir as delícias típicas da data e celebrar São João. Quadrilhas, casamentos caipiras, barracas do beijo e quermesses se espalham por São Paulo e nós te ajudamos na missão de escolher onde “pular fogueira”.

Pegue seu chapéu de palha, coloque seu traje junino e simbora, meu povo!

1. Festa Junina do Pilantragi @ Casa das Caldeiras

A Casa das Caldeiras ganha uma festa junina gratuita comandada pelo coletivo Pilantragi no dia 5 de junho, das 15h às 20h. A data será celebrada com quadrilha, doces e salgados típicos, oficinas, espetáculos circenses, músicas regionais e outras viagens psicodélicas. Haverá também arrecadação de roupas em bom estado, alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene pessoal destinados à Casa Transitória Fabiano de Cristo, em São Paulo.

casacaldeiras

2. Arraiá do Síndico @ Cine Joia

No dia 04 de junho, a partir das 23h30, o Cine Joia recebe um arraial completo com direito a quadrilha, barraquinhas, brincadeiras (barraca do beijo, sô), fogueira cenográfica, milhares de bandeirinhas sobrevoando a pista. A noite é comandada pela festa Eu Vou Chamar o Síndico, regada a brasilidades e show ao vivo da Thainá Cardoso.

Arraia do Sindico

3. Arraial Nos Trilhos @ Mooca

Em meio aos vagões de trem no bairro da Mooca e com direito a passeio de Maria Fumaça, o arraial Nos Trilhos acontece em três dias: 19 de junho, 16 e 17 de julho. O público vai se divertir com brincadeiras de São João, quadrilha, música regional brasileira, comidas típicas e um casamento inusitado, já que ano passado a noiva chegou ao altar descendo de rapel do viaduto!

Arraial nos Trilhos

4. Festa Junina @ Templo Zu Lai

O belo templo Zu Lai, que já mostramos aqui, terá uma festa junina gratuita organizada pelo grupo de escoteiros Blia. No dia 12 de junho, o local será tomado por brincadeiras juninas diversas, quadrilha caipira e comidas típicas vegetarianas, afinal, é um templo budista.

ZuLai-13

5. Grande Arraiá @ Centro Cultural Rio Verde

Dono de um dos espaços mais charmosos da cidade, o Rio Verde terá um grande arraial no dia 4 de junho. Vai ter xote, baião e xaxado, comidas típicas, correio elegante, quadrilha, cadeia, bandeirinhas, decoração junina e xamego, porque ninguém é de ferro.

6. Arraial do Bloco Casa Comigo @ Fabrica Pandora

Um dos blocos mais conhecidos do carnaval paulistano, o Casa Comigo faz uma versão junina no dia 11 de junho. O evento será movido a brincadeiras, quentão, comidinhas, música nordestina e, quem sabe, um pedido de casamento.

Bloco Casa Comigo

7. Festa Junina Vegana @ Colégio Santa Amália

Nos dias 2 e 3 de julho, o bairro da Saúde será palco para uma festa junina vegana. Refeições, lanches, salgados e doces estarão a venda por até R$ 15, além de vinho quente e quentão sem alcool. O evento também contará com barracas de brincadeiras, música, teatro e palestras em prol da causa animal.

festa junina vegan

8. Tarado no Arraiá @ The Week

Estreiando uma primeira festa de São João em São Paulo, o Bloco Tarado Ni Você anima a cidade no dia 26 de junho. O evento contará com quentão, amendoim cozido, milho verde, quadrilha, correio elegante, trio nordestino, muito arrasta pé, DJs e uma apresentação da banda do Tarado.

Tarado Ni Voce

9. Calefação Tropicaos @ Casa da Luz

A Casa da Luz recebe o coletivo Calefação Tropicaos para um arraial completo no dia 18 de junho. Quadrilha, quentão, doces típicos, artes, intervenções e barraca do beijo consentido são as atrações da noite. Antes, no dia 4 de junho, a Trackers terá uma edição junina da festa, que irá focar em forró e ritmos juninos nordestinos; e no dia 12 de junho ocupa a Casa das Caldeiras.

Calefaçao Tropicaos

10. Pilantragi Junina @ Bebo Sim

Mais uma festa Pilantragi? Sim e também é gratuita. O bar Bebo Sim, que já tem uma decoração São João, será ocupado pela festa no dia 19 de junho, com brasilidades, surpresas e, é claro, comida! Caldinho, pinhão, arroz doce e pamonha são algumas das delícias preparadas pelo cozinheiro Rodrigo Isaias Rocha.

bebo sim

11. Arraial @ Cave Pool

Se você quer curtir um evento junino sem deixar o skate de lado, o seu rolê é dia 25 de junho. A Cave Pool, que já mostramos aqui, organiza um arraial com apresentação das bandas Peixeletrico e Brasilites Ska. O pool será liberado para que todos se divirtam e quando bater a fome, recorra à mesa de doces e salgados típicos. A boa notícia é que ninguém precisa se preocupar com o traje, afinal, todo skatista que se preze já tem uma roupa xadrez no armário.

CavePool

12. Festa Junina @ Prato do Dia

O boteco Prato do Dia sabe festejar a vida e não fica de fora das celebrações juninas. No dia 19 de junho, o Cordão Carnavalesco do bar fecha um trecho da Rua Barra Funda para montar sua quadrilha. Além disso vai ter bingo, música, quentão, vinho quente, doces e salgados típicos e sorteios surpresa. Você também pode levar agasalhos para doar e tornar aquecer o inverno de alguém que precisa.

Boteco Prato do Dia

13. Arraiá Acreano @ House of Food

Pra quem ainda acha que o Acre não tem nada de bom, eis uma boa oportunidade de rever conceitos. A House of Food (que já mostramos aqui) recebe a galera do Tucupi no dia 11 de junho, que irá preparar delícias típicas da culinária acreana. Quer exemplos? Quibe de arroz, quibe de macaxeira, Vatapá e galinha picante.

arraial acreano

14. Festa Junina @ Bolovo

A Bolovo Produções organiza um evento junino no dia 4 de junho com trilha sonora comandada pela banda O Bardo e O Banjo. Enquanto isso a galera de diverte com biribinhas, tiro ao alvo com chumbinho e quadrilha narrada pelo Google Tradutor. Na hora da larica, delícias juninas, quentão e cerveja também comparecem.

Bolovo

15. Quermesse Vegana @ Praça Domingos Luis

Mais uma oportunidade para quem é vegan. A Motivação Vegana organiza um evento no dia 5 de junho com o objetivo de não só celebrar a data, mas conscientizar a população em relação ao veganismo. Vai ter feirinha de adoção, aulas abertas, exposição e venda de produtos livres de origem animal, feijoada, samosas, guiozas, tortas, chocolates e outras delícias veganas.

festa junina vegana

Todas as fotos: divulgação

Créditos: Hypeness

wpid-logo-clin-peq191 (1)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: