Saúde: Jovem cria plataforma que pretende acabar de vez com a falta de doadores de sangue no Brasil

Dia 14 de junho é celebrado como o dia mundial da doação de sangue: um gesto simples que pode salvar milhões de vidas! Mas, no Brasil, o número de doadores é extremamente pequeno, apenas 1,8% da população doa sangue – a taxa mínima de doadores recomendada pela ONU é de 3%.

Ou seja, o país precisa praticamente dobrar o número de doadores – isso significa 2,4 milhões de pessoas a mais doando sangue. Diante dessa necessidade, um jovem empreendedor, Rafael Oki, formado em engenharia, aliou tecnologia e engajamento social para ligar doadores a bancos de sangue.

Tudo começou com uma conversa com a sua namorada: “Um dia minha namorada viu, em uma publicação de uma rede social, que um banco de sangue de uma cidade vizinha precisava do seu tipo sanguíneo. Sensibilizada com a campanha, ela ia viajar mais de 100 km para doar. Ao me contar isso, pensei: não seria mais efetivo se nós conseguíssemos engajar doadores dessa cidade através da internetcriando assim uma rede?” explica o empreendedor.

Foi assim que surgiu o Salvovidas.com, uma startup comprometida em acabar com a falta de sangue no Brasil. Por meio da tecnologia e do engajamento social na internet, a plataforma pretende aumentar o número de doadores de sangue e a frequência de doação.

Ao entrar no site, o visitante interessado em doar sangue é convidado a se cadastrar. Quando um banco de sangue estiver com o estoque baixo, um e-mail será enviado para as pessoas da região, que possuem o tipo sanguíneo em falta, convidando-as a doar e fornecendo informações que facilitem o processo.

A expectativa de Rafael é que o SalvoVidas.com esteja presente em todo o território nacional e que consiga fazer o Brasil chegar ao número de doadores recomendado pela ONU.

wpid-logo-clin-peq191 (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: